sexta-feira, 28 de maio de 2010

Indissociáveis

Foto: Fábio Pinheiro

Sentamos na varanda, um ao lado do outro, de frente para o Atlântico. Exaustos, ainda bêbados e felizes pela noite anterior. O sol ainda estava sob os cobertores. Talvez pedindo a Deus mais 15 minutos de cochilo. Ela não entendia porque o dedo mindinho doía tanto. Eu procurava explicação para o arranhão na minha canela. Quando os primeiros raios finalmente apontaram no horizonte ninguém disse: “Que lindo!” ou “A natureza é um espetáculo!”. Ficamos em silêncio. Abraçados. Agradeci a Deus por estar vivo e ao lado dela. Porque estar ao lado dela faz (e continuará fazendo) toda diferença na minha vida.

sábado, 1 de maio de 2010

Mufino


Para os Malhados

Deus criou o mundo em uma semana. Mas foi no quinto dia que ele subiu no monte e disse aos discípulos: galera, sexta-feira é dia de abrir os caminhos. Domingo a gente descansa. Foi aquele alvoroço na Galileia. Daquele tempo pra cá nada mudou. Quando o relógio marca 18h é cada um por si e todos com o mesmo pensamento: deixar as aflições, problemas e aporrinhações do trabalho para trás. De preferência, trancadas na gaveta, dentro do armário, no HD do computador ou debaixo do tapete.

O boêmio tinha conhecimento das escrituras sagradas. Mas naquela sexta-feira, por ordem médica, bebeu coca-cola. Sentiu um leve tremor nas mãos. O polegar e o mindinho ainda tentaram largar o líquido estranho, mas ele jurou ao homem de jaleco branco que iria cumprir a risca suas orientações. Pediu mais uma lata. A tristeza aumentou. Até ficar mufino foi um pulo. Não era digno de estar naquela mesa. Pediu desculpas aos amigos de copo e coração. A solidariedade chegou em forma de mensagens fraternas, encorajadoras e reconfortantes:

- Antes coca-cola do que Nova Schin, seu farsante!

- Eu tô grávida e tenho desculpa. Mas você... Tsc.. Tsc... Que decepção!

- Você surtou? Como isto foi acontecer?

- Por favor, nem comente que me conhece!

Pagou a conta e caminhou até o ponto de taxi. Subiu a ladeira sorrindo. Não se faz amigos bebendo leite.